Se você está lidando com uma doença autoimune, é importante saber que outras condições podem surgir, como a vasculite. Você sabe o que é vasculite? Essa doença é caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos e pode causar danos aos órgãos e tecidos do corpo.

Se não tratada corretamente, a vasculite pode levar a sérias complicações, como problemas cardíacos, renais e até mesmo aumento da mortalidade. Hoje você vai entender melhor o que é vasculite, como ela se manifesta e o que você pode fazer para tratar essa condição.

Se você tem alguma doença reumática e está percebendo sintomas incomuns, contar com a Dra. Núbia será a chave para entender o que está acontecendo com seu corpo. Acompanhe mais a seguir!

O que é vasculite?

A vasculite é um grupo de doenças inflamatórias que afetam os vasos sanguíneos, sejam artérias, veias ou capilares. Quando esses vasos se inflamam, o fluxo sanguíneo é prejudicado, o que pode levar a sérios danos aos órgãos que dependem dessa irrigação sanguínea.

Dependendo do tipo e da gravidade da vasculite, ela pode afetar várias partes do corpo, como pele, pulmões, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Em alguns casos, a vasculite pode ser uma condição primária (ou idiopática), isso significa que ela ocorre por si só, sem nenhuma outra doença associada.

Mas, na maioria das vezes, ela pode ser uma condição secundária, como resultado de doenças autoimunes, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico e a Artrite Reumatoide.

Quais as causas da doença?

A causa exata da vasculite ainda não é completamente compreendida, mas, em muitos casos, ela está ligada a uma reação autoimune, em que o corpo ataca seus próprios vasos sanguíneos. Portanto, a vasculite pode ser desencadeada por uma série de fatores, como:

  • Infecções: algumas infecções virais, como Hepatite B e C, HIV, entre outras, podem estar relacionadas à vasculite.
  • Medicamentos: certos remédios, como antibióticos ou drogas para tratar a pressão alta, podem causar reações que resultam na vasculite.
  • Doenças autoimunes: o Lúpus e a Artrite Reumatoide podem inflamar os vasos sanguíneos e causar a doença.

Quais são os tipos de vasculite?

A vasculite é classificada em dois principais tipos, dependendo de qual parte do sistema vascular é afetada, veja quais são:

  • Vasculite de grandes vasos: acomete artérias de grande calibre, como a arterite de células gigantes e a arterite de Takayasu. Essas condições podem causar comprometimento de órgãos importantes, como os olhos, o cérebro e o coração.
  • Vasculite de pequenos vasos: afeta os vasos mais finos, como capilares e arteríolas. Exemplos incluem a vasculite associada ao ANCA (Anticorpo Anticitoplasma de Neutrófilos), que pode prejudicar órgãos como rins e pulmões.

Quais os principais sintomas da vasculite?

Em muitos casos, os primeiros sintomas da vasculite podem ser bastante comuns, o que dificulta o diagnóstico. No geral, os sintomas iniciais da vasculite são:

  • febre e cansaço excessivo;
  • dores nas articulações, que podem inflamar, causando desconforto;
  • manchas vermelhas na pele das pernas e nos pés;
  • perda de peso inexplicada e falta de apetite;
  • fortes dores abdominais quando a vasculite afeta o sistema digestivo.

À medida que a doença progride, ela pode afetar órgãos como os rins, os pulmões e o coração, levando a complicações mais graves. Se você está percebendo esses sintomas, é importante procurar um especialista para investigação.Lembre-se: o diagnóstico precoce é fundamental para evitar maiores complicações no futuro. Não espere, agende sua consulta agora!

Diagnóstico de vasculite: como descobrir se tenho vasculite? 

O diagnóstico da vasculite é feito por meio de avaliação clínica e exames laboratoriais. Inicialmente, o médico reumatologista pode realizar uma análise dos seus sintomas e histórico médico.

A seguir, podem ser recomendados exames de sangue, como o hemograma e a pesquisa de autoanticorpos (como o ANCA), solicitados para verificar a presença de inflamação.

Exames de imagem, como ressonâncias magnéticas ou tomografias também são fundamentais para visualizar os vasos sanguíneos e os órgãos afetados. Em alguns casos, uma biópsia do tecido inflamado pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.

Veja também: Quando procurar um reumatologista?

Tratamentos para vasculite

O tratamento para vasculite envolve medicamentos imunossupressores, como corticoides, para controlar a inflamação. Em casos mais graves, drogas mais potentes, como a ciclofosfamida e os agentes biológicos, podem ser necessárias.

Além disso, o tratamento depende do tipo de vasculite e da extensão dos danos aos órgãos. Para a vasculite leve, o tratamento pode ser feito com medicamentos orais, enquanto casos mais graves podem exigir hospitalização ou tratamentos mais intensivos.

Qual médico trata a vasculite?

A vasculite é tratada principalmente pelo médico reumatologista, que é um especialista em doenças autoimunes e inflamatórias, como o Lúpus e a Artrite Reumatoide. Quanto mais cedo o diagnóstico, é possível evitar complicações, por isso, é fundamental que você busque um especialista assim que os primeiros sintomas da vasculite surgirem.

Se você está em Brasília e precisa de orientação, a Dra. Núbia Goulart, reumatologista em Brasília, com ampla experiência no tratamento de doenças reumáticas e inflamatórias, é a profissional indicada para tirar todas as suas dúvidas.

Com uma abordagem empática e cuidadosa, Dra. Núbia sempre busca oferecer um atendimento personalizado e pontual, levando em consideração as dores e a história de cada paciente.Agora que você já sabe o que é vasculite, se você está sentindo sintomas como febre, dores nas articulações e manchas na pele, podemos te ajudar a ter a qualidade de vida que você merece. Marque sua consulta pelo WhatsApp e tenha uma avaliação completa!