Você já ouviu falar em Espondilite Anquilosante? Esta doença é mais comum em homens, sendo 4 a 5 vezes mais frequente nos homens que nas mulheres. Normalmente, os pacientes desenvolvem os primeiros sintomas no final da adolescência ou no início da idade adulta, dos 17 aos 45 anos.

Continue a leitura e entenda o que é Espondilite Anquilosante, quais são os principais sintomas, tratamentos e saiba se existe cura.

O que é espondilite anquilosante?

A Espondilite Anquilosante é um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações sacroilíacas, que são as articulações que ficam na região das nádegas.

Quais são os sintomas da espondilite anquilosante?

Os sintomas da Espondilite Anquilosante podem variar conforme o caso. Podem ir de somente um quadro de dores nas costas contínua e significativa (principalmente na região das nádegas, ou mais acima na região lombar), até uma doença mais grave e sistêmica, acometendo várias outras articulações, olhos, intestino e outras partes do corpo.

O surgimento das dores na coluna ocorre de modo lento e insidioso durante algumas semanas. No início, a EA costuma causar dor nas nádegas, possivelmente se espalhando pela parte de trás das coxas e pela parte inferior da coluna. 

Frequentemente observa-se que a dor melhora com exercícios e piora com repouso, sendo pior principalmente pela manhã. 

Além disso, alguns pacientes se sentem globalmente doentes, sentem-se cansados, perdem o apetite e também perdem peso. 

Geralmente essa dor está associada a uma sensação de enrijecimento na coluna (rigidez), com consequente dificuldade na mobilização.

Eventualmente, o paciente também pode apresentar dor na planta dos pés, principalmente ao se levantar da cama pela manhã. Ainda, pode ocorrer a inflamação das articulações entre as costelas e a coluna vertebral, o que pode causar dor no peito, que piora com a respiração profunda.

Tratamentos para Espondilite Anquilosante

O tratamento deve ser feito com acompanhamento médico e envolve diversas abordagens, como:

  • Prática de exercício físico regular: realizar exercícios específicos pode ajudar a manter a flexibilidade e a amplitude de movimento das articulações afetadas. O fortalecimento dos músculos ao redor da coluna vertebral e das articulações pode reduzir a rigidez e melhorar a mobilidade;
  • Postura adequada: certifique-se de praticar uma postura ergonômica para minimizar a sobrecarga na coluna lombar;
  • Uso da medicação conforme a prescrição;
  • Fisioterapia: um fisioterapeuta pode projetar um programa de exercícios personalizado, ensinar técnicas de alongamento e fortalecimento, e fornecer orientações sobre como melhorar a postura e a mobilidade.

O que pode causar Espondilite Anquilosante?

Em geral, fatores genéticos contribuem para o desenvolvimento da EA. Isto é, filhos de pais com EA têm maiores chances de apresentar a doença no futuro.

Além disso, alguns fatores ambientais podem contribuir, como infecções intestinais bacterianas.

Espondilite Anquilosante na coluna tem cura?

Após entender o que é Espondilite Anquilosante, uma dúvida comum é sobre a existência, ou não, de cura.

No entanto, ainda não há uma cura para a EA, mas com acompanhamento médico e a realização de um tratamento adequado, os pacientes conseguem ter uma melhor qualidade de vida.

Agende uma consulta com a Dra. Núbia Goulart, especialista em Reumatologia, e tenha um atendimento humanizado em busca de mais bem-estar. Entre em contato através do site!

Leia também: O que é fibromialgia? Causas e sintomas