A osteoartrite possui uma relevância significativa no Brasil, pois conforme dados da previdência social, ela é responsável por 7,5% de todos os afastamentos do trabalho. 

No ranking, ela é a segunda doença entre as que justificam o auxílio-inicial, com 7,5% do total, a segunda também em relação ao auxílio-doença (em prorrogação) com 10,5% e é a quarta a determinar aposentadoria (6,2%).

Mas, quais são os sintomas da osteoartrite, o que é, quais as causas e opções de tratamento?

Confira todas essas informações logo abaixo!

O que é osteoartrite?

A osteoartrite é uma doença que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem articular e por alterações ósseas, entre elas os osteófitos, conhecidos, popularmente, como “bicos de papagaio”.

Importante destacar que a osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. 

No conjunto das doenças agrupadas sob a designação de “reumatismos”, a osteoartrite é a mais frequente, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de Reumatologia. 

O que causa osteoartrite?

Esta doença pode ser dividida em dois grandes grupos: sem causa conhecida (dita primária) ou com causa conhecida (dita secundária). 

As causas da osteoartrite secundária são inúmeras, desde malformações das articulações, como joelhos com desvios de direção, até alterações do metabolismo. 

Ainda, as causas podem ter relação com a genética. Isto é, a participação da hereditariedade é importante. Pessoas com histórico familiar têm maiores chances de desenvolver a doença.

Quais são os sintomas de osteoartrite?

Alguns dos sintomas mais comuns da osteoartrite são:

  • Dores nas articulações afetadas, seja em movimento ou repouso;
  • Rigidez nas articulações afetadas, especialmente no período da manhã;
  • Articulações inchadas;
  • Perda ou redução da flexibilidade e da mobilidade.

Dependendo do avanço do caso, é possível ocorrer dor muscular (mialgia) como sintoma secundário. Nesse caso, os músculos acometidos são os que envolvem a articulação atingida pela doença.

Como é feito o diagnóstico?

Para realizar o diagnóstico o médico poderá solicitar exames de imagem, bem como usará como base o histórico de sintomas relatados pelo paciente e observados durante a realização de um exame físico.

Qual é o tratamento para osteoartrite?

O tratamento desenvolvido pelo médico pode variar a depender da complexidade de cada caso.

No entanto, algumas opções são:

  • Uso de medicamentos para alívio das dores;
  • Realização de fisioterapia e atividades físicas de pouco impacto para ampliar a mobilidade;
  • Cirurgia nos casos mais graves;
  • Manutenção de um peso adequado, pois o excesso de peso sobrecarrega a articulação e pode piorar o quadro de osteoartrite;
  • Uso de órteses nas mãos para diminuir a carga na articulação afetada;
  • Nas crises, fazer uso de compressas quentes na articulação afetada.

Qual médico procurar?

Chegando ao final deste artigo informativo onde entendemos melhor a osteoartrite, o que é, sintomas, causas e tratamento, vamos a um último ponto importante: qual o médico procurar?

O médico indicado é o Reumatologista. Este é o profissional capaz de analisar os sintomas, solicitar os exames adequados e criar um plano de tratamento personalizado.

Sente dores ou deseja criar um plano de prevenção? Acesse nosso site e agende uma consulta com a Dra. Núbia Goulart, especialista em Reumatologia. Tenha uma abordagem humanizada e dedicada ao seu bem-estar!

Leia também: O que é espondilite anquilosante